Notícias do Programa
Escolas Criativas

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

25 de julho de 2024 Diversidade

Hoje, 25 de julho, celebramos a força, a resiliência e a importância das mulheres negras, latino-americanas e caribenhas!

No Escolas Criativas, temos o orgulho de contar com a participação de 1.294 mulheres pretas, pardas e indígenas, que representam cerca de 44% do total de 2.916 mulheres que fazem parte do programa. Essas educadoras e gestoras fazem a diferença na educação pública brasileira, transformando vidas e comunidades. Conjuntamente, estamos construindo um futuro mais justo e igualitário, sendo imprescindível celebrar e enaltecer o trabalho incrível que essas mulheres vem fazendo todos os dias!

E para ilustrar o dia de hoje, compartilhamos uma iniciativa de uma escola de Ribeirão das Neves, em MG. O Projeto “Mulheres Revolucionárias: Inspirando o Futuro” da Escola Municipal Angelita Guimarães Ventura busca apresentar às crianças a história de mulheres revolucionárias que foram pioneiras em suas profissões, inspirando-as a acreditar que também podem fazer a diferença, independentemente do gênero. Além disso, visa promover valores relevantes como respeito, igualdade e diversidade. A justificativa está na importância de proporcionar às crianças exemplos inspiradores, fomentando a igualdade de gênero e cultivando valores essenciais.

No desenvolvimento da atividade, foi apresentado às crianças o projeto e a discussão sobre o que significa ser revolucionário. Em seguida, algumas mulheres revolucionárias famosas foram apresentadas como Maria da Penha, Marta, Antonieta de Barros, Frida Kahlo, Chiquinha Gonzaga, além de outras que não são necessariamente latino-americanas, mas fortalecem a luta por mais igualdade de gênero como Rosa Parks e Malala Yousafzai.

Durante o processo, as crianças exploraram a história, criaram um pequeno livro ilustrado sobre as vidas de algumas dessas personalidades, além de pesquisarem outras mulheres revolucionárias menos conhecidas e criarem um painel dessas mulheres.

Os trabalhos e projetos dos alunos foram apresentados em uma exposição na escola para os pais e a comunidade.

Essa atividade celebra a diversidade, além de destacar como mulheres de diferentes origens e culturas contribuíram de modo substancial para o desenvolvimento da nossa sociedade, sendo inspirações.