Campanha Dia do Scratch 2024: Celebrando a Inovação e o Engajamento na Educação Pública Brasileira

3 de julho de 2024 Campanhas

A Campanha Dia do Scratch, promovida pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, com apoio e incentivo do Escolas Criativas, é uma iniciativa mundial que promove o aprendizado de programação entre crianças e jovens usando a plataforma Scratch. Esta linguagem de programação visual é projetada para facilitar o entendimento de conceitos básicos de programação, mesmo para aqueles sem experiência prévia.

Em 2024, a campanha destacou-se pelo seu alcance e impacto em todo o Brasil, incentivando a criatividade, o pensamento lógico e a colaboração entre os alunos, capacitando-os com habilidades essenciais para o século XXI. Além disso, promove a inclusão digital e a igualdade de oportunidades na educação, tornando a aprendizagem de programação acessível a um número crescente de estudantes em todo o país. Durante a campanha, escolas, professores e secretarias de educação organizaram atividades que incluíram formações, oficinas, competições, projetos colaborativos e apresentações, todos focados no uso do Scratch.

Dia do Scratch 2024 – Nas Redes de Ensino Parceiras do Escolas Criativas

Com uma participação massiva e um espírito de inovação, unindo esforços de professores, alunos, escolas e secretarias de educação em todo o Brasil, contamos com a mobilização e engajamento das 16 redes de ensino parceiras do Escolas Criativas. Estas redes envolveram um total estimado de 13,7 mil educadores dedicados. Com criatividade e empenho, esses educadores levaram a linguagem de programação Scratch para 1,5 mil escolas, inspirando 152,1 mil alunos a explorar o mundo da programação de maneira lúdica e interativa.

As iniciativas locais foram um destaque à parte. No total, foram promovidas 792 atividades por escolas, que organizaram Scratch Days, oficinas e webinars, proporcionando uma experiência prática e enriquecedora para os alunos. Além disso, as secretarias de educação também deram um show de organização, com 116 iniciativas locais que ampliaram ainda mais o alcance da campanha, garantindo que o Dia do Scratch 2024 fosse um verdadeiro sucesso em todos os cantos do Brasil.

Confira os dados gerais das 16 redes de ensino parceiras, incluindo a análise das ações realizadas, acessando o relatório geral da Campanha Dia do Scratch 2024 Escolas Criativas.

Visualize a participação das redes de ensino do Escolas Criativas no Mapa de Engajamento e Mobilização Campanha Dia do Scratch 2024.

O engajamento e a colaboração entre professores, alunos, escolas e secretarias de educação mostram que a educação inovadora é possível e está ao nosso alcance. Parabéns a todos os envolvidos por transformar o Dia do Scratch 2024 em uma jornada memorável de aprendizado e diversão!

Relembre abaixo os vídeos produzidos por meio dos compartilhamentos dos educadores participantes do Escolas Criativas, divulgados em nosso canal do Instagram.

Vamos continuar inspirando nossas crianças e jovens a sonhar, criar e programar um futuro melhor!