O QUE FAZEMOS

O Escolas Criativas é um programa criado para apoiar Secretarias de Educação na transformação de escolas da rede pública em locais mais lúdicos, mão na massa e instigantes a todos os estudantes. Atuamos em parceria com gestores públicos, líderes escolares e professores para mapear, incentivar e promover atividades em sala de aula que ofereçam formas diferentes e inovadoras de trabalhar o currículo. Esperamos que crianças e jovens das mais diversas origens, formações e classes sociais se divirtam com o processo de aprendizado, e, ao mesmo tempo, se sintam valorizados na escola, aprendendo mais e melhor. Dessa forma, esperamos contribuir para uma formação integral desses estudantes.

Como fazemos?

Apoiamos Secretarias de Educação parceiras a formarem seus professores, se apropriarem de um modelo pedagógico que permita protagonismo do aluno e a criar as estruturas necessárias para sua implementação incluindo:

Nosso trabalho é organizado em três grandes pilares de atuação que se conectam e funcionam de forma conjunta:

1 Suporte às Secretarias e institucionalização de boas práticas:
Apoio no desenvolvimento de estruturas necessárias para suportar a transformação das escolas de forma sistêmica, e criação de políticas públicas duradouras e sustentáveis, consolidando os aprendizados da implementação.

2 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS:
Capacitação de educadores para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem que incentivem o protagonismo estudantil. Apostamos em uma estratégia formativa aos profissionais que passa pela sensibilização, aprofundamento e design, promovendo experimentação e troca entre pares.

3 Engajamento de escolas e comunidade:
Engajamento da comunidade escolar, criação e fomento de comunidades de práticas, e formação de multiplicadores locais para promoção de um movimento auto sustentável e perene nos seus territórios de atuação.

Uma iniciativa
global que
conecta
diferentes
países

O Edital Tech & Play da Fundação Lego conecta e apoia organizações que promovem a aprendizagem pelo brincar aliada à tecnologia em salas de aula e outros espaços educacionais em diferentes partes do mundo. O Escolas Criativas foi um dos selecionados para fazer parte deste edital, juntamente com programas no Quênia, Ruanda e Dinamarca.

NOSSO
IMPACTO

Nossas iniciativas já atingiram milhares de educadores e estudantes por todo Brasil:

Escolas

Redes de ensino