Seleção de oportunidades – Agosto/24

26 de julho de 2024 Oportunidades

A Seleção de Oportunidades tem o intuito de divulgar oportunidades, para além do Programa, aderentes à Aprendizagem Criativa que possam fortalecer ainda mais o trabalho que os educadores realizam em suas redes.

Participar de formações, editais e premiações de educação é uma oportunidade de dar visibilidade a educadores que aplicam práticas pedagógicas inovadoras em suas salas de aula. Além do reconhecimento, visibilidade, compartilhamento de boas práticas e o aprendizado contínuo, incentivar a participação destas iniciativas proporciona motivação e inspiração para a inovação na educação.

Prêmio LED – Luz na Educação

Criada pelo Movimento LED – Luz na Educação para reconhecer e celebrar práticas que potencializam o futuro da educação no Brasil, a premiação chega à quarta edição e, mais uma vez, valoriza educadores, estudantes e empreendedores/organizações inovadoras. Em abril de 2025, um programa na TV Globo reunirá as melhores iniciativas.

Inscrições até 12/08/24

Para mais informações, acesse:Prêmio LED – Luz na Educação

Prêmio #FakeTôFora

O Instituto Palavra Aberta, em parceria a Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e apoio do Porvir, apresenta o PRÊMIO #FAKETOFORA. Esta iniciativa inovadora visa reconhecer e premiar professores que implementaram CLUBES E/OU COLETIVOS DE CHECAGEM de informações em escolas brasileiras de educação básica. O foco é promover projetos que façam dos estudantes protagonistas da sua aprendizagem e consumidores responsáveis de informações

Inscrições até 15/08/24

Para mais informações, acesse:Prêmio #FakeTôFora

Edital Inteligência Artificial para Educação – Fundação Itaú

O Edital IA para Educação é uma iniciativa da Fundação Itaú voltada para fomentar projetos de Inteligência Artificial aplicados à educação básica pública no Brasil. Tem como objetivo expandir o conhecimento e acompanhar a evolução da IA – em especial a IA generativa – em relação à educação básica pública no Brasil. A partir dessa perspectiva, se espera mitigar disparidades sociais, valorizar o papel do professor e engajar estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

Inscrições até 16/08/24

Para mais informações, acesse:Edital Inteligência Artificial para Educação – Fundação Itaú

Prêmio Toda Matéria – Professor do Ano 2024

Com o objetivo de dar visibilidade e reconhecimento aos professores do ensino fundamental e médio das escolas de todo Brasil, o Prêmio Toda Matéria – Professor do Ano chega em sua 3a edição.

Inscrições até 20/09/24

Para mais informações, acesse:Prêmio Toda Matéria – Professor do Ano 2024

Prêmio Professor Porvir

O Prêmio Professor Porvir é uma iniciativa que reconhece e divulga práticas pedagógicas inovadoras de professores em todo o Brasil, destacando projetos que fazem a diferença na educação e promovendo a valorização desses profissionais.

Destinado a professores de educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio), o prêmio visa identificar, valorizar e disseminar práticas que melhorem a qualidade da educação no país. As inscrições são realizadas online através do site do Porvir.

Dividido em categorias como Metodologias Ativas, Educação Socioemocional, Tecnologia, Projeto de Vida e Educação Antirracista, os projetos inscritos são avaliados com base na inovação, impacto na aprendizagem dos alunos e possibilidade de replicação em outras escolas. Os vencedores recebem reconhecimento, divulgação de suas práticas, e prêmios que podem incluir recursos financeiros, materiais pedagógicos e oportunidades de formação continuada.

Inscrições até 31/10/24

Para mais informações, acesse: Prêmio Professor Porvir