A Aprendizagem Criativa é uma abordagem educacional que estimula a criação de experiências de aprendizagem mais exploratórias, investigativas e lúdicas, que incentivam o desenvolvimento do pensamento criativo, da curiosidade e da inventividade nos estudantes.

Proposta por Mitchel Resnick, coordenador do Lifelong Kindergarten Group, no MIT Media Lab, a Aprendizagem Criativa baseia-se principalmente no Construcionismo de Seymour Papert, também do MIT, o qual se inspirou nas ideias de Piaget, de Paulo Freire, da Montessori e outras grandes referências na área da educação..

Essa abordagem centra-se em quatro pilares, que norteiam a criação de experiências de aprendizagem, também chamados de 4 Ps: Projetos, Paixão, Pares e Pensar brincando.
Na Aprendizagem Criativa, partimos do princípio de que aprendemos melhor quando temos oportunidade de construir algo que seja significativo para nós, seja um carrinho, um poema, ou um programa de computador. E, esse processo torna-se ainda mais rico quando somos incentivados a trocar ideias com outras pessoas e a explorar os materiais e conceitos envolvidos no projeto de forma livre e descontraída.