Educação Integral é uma abordagem educacional que visa o desenvolvimento completo do indivíduo, considerando todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural. No contexto brasileiro, essa perspectiva é fortemente influenciada por teorias educacionais que defendem a formação de cidadãos críticos, participativos e preparados para enfrentar os desafios da vida em sociedade. Referências importantes na Educação Integral no Brasil incluem o educador Paulo Freire, que enfatiza a importância de uma educação emancipadora e dialógica, e Anísio Teixeira, que defendia uma escola democrática e inclusiva.

A Educação Integral no Brasil é promovida por políticas públicas como o Programa Mais Educação, que busca ampliar a jornada escolar e integrar diferentes atividades e saberes no currículo. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação Integral deve proporcionar experiências que favoreçam o protagonismo dos alunos, integrando conteúdos acadêmicos com práticas culturais, esportivas e sociais. O objetivo é formar indivíduos com competências e habilidades para atuar de maneira crítica e responsável na sociedade, promovendo a equidade e a inclusão social.

Para saber mais, acesse: