No programa Escolas Criativas, atividades mão na massa compreendem oportunidades nas quais os estudantes possam:

  • Imaginar a partir de uma boa pergunta ou um disparador que aborde uma temática curricular de forma convidativa, exercitando a curiosidade e o pensamento divergente, conectando das ideias com o mundo real ou imaginário.
  • Criar, dentro da temática proposta, um projeto de sua autoria, com liberdade criativa, explorando diferentes ideias e materiais, sejam eles simples ou complexos.
  • Compartilhar ideias durante o processo de criação, aprender a dar e receber devolutivas, celebrar o que foi criado e conhecer outras ideias.

Para nós, mão na massa tem:

  • Construção, ou seja, a materialização de ideias em um projeto que possa ser compartilhado com outras pessoas (uma HQ, uma maquete, uma redação, uma intervenção, entre outros). Esse projeto precisa ser criado em um ambiente colaborativo em um processo exploratório, sem um passo a passo de como fazer e possibilitando a autonomia dos estudantes. 
  • Autoria, ou seja, espaço para que os estudantes manifestem suas marcas pessoais no que estão criando, expressando sua voz e conectando seus projetos a algo que seja pessoalmente significativo.

Liberdade criativa, ou seja, oportunidades para que os estudantes possam seguir diferentes caminhos em suas construções, explorando materiais e tecnologias e linguagens diversificadas.