O Construcionismo é uma teoria educacional proposta por Seymour Papert, que argumenta que a atividade de criar ou construir coisas e projetos fornece um rico contexto para o aprendizado. De acordo com o pesquisador, as crianças aprendem melhor quando descobrem por si mesmas o conhecimento específico do qual necessitam. E, o tipo de conhecimento do qual mais precisam é justamente o que as ajudará a obter mais conhecimento, sendo um papel fundamental da escola desenvolver a arte de aprender, que Papert denominou matética. O construcionismo tem como característica principal investigar a ideia da construção mental, atribuindo uma importância especial ao papel das construções no mundo como um apoio para o que está sendo construído na cabeça. Não importa o projeto que está sendo criado, pode ser um modelo, um artigo científico, uma poesia, uma receita de pão, a programação de um irrigador automático para a horta da escola, enfim, qualquer coisa que seja pessoalmente significativa ou tenha relevância para as pessoas ao redor. Quando criamos algo concreto no mundo (seja real ou virtual), esse projeto se torna uma representação externa das ideias que existem em nossa cabeça, uma materialização do nosso pensamento. Então, nesse processo de criação e refinamento, brincamos não só com o que está sendo construído, mas com as próprias ideias que permeiam essa construção, obtendo melhor compreensão dos conceitos envolvidos, construindo significados e entendimentos sobre as possibilidades e limitações do que conhecemos. Clique aqui para ouvir o próprio Papert falando sobre o que é a essência do Construcionismo.