Atividades envolvendo corte, costura, bordados e demais trabalhos manuais estão de volta com a popularização da cultura faça você mesmo. É possível fazer muita coisa usando apenas agulhas e linhas! Além das atividades voltadas para corte e costura, podemos considerar estes materiais como extensões para outras atividades.
Por exemplo, para atividades mais voltadas para o artesanato, podemos criar tapetes ou bolsas que representam a cultura local ou um momento histórico. Já nos projetos mão na massa, sempre vem a ideia de criar personagens, fazer uma roupa para algum boneco, criar cabanas, cenários, fantasias ou demais invenções que utilizem esses materiais.
Possibilidades: E se os estudante pudessem criar fantasias para personagens de uma animação em stop motion? Ou então criar dedoches ou fantoches para contar as histórias que poderão produzir?
Indo além
Será que é possível fazer conexões ainda mais fortes com o currículo e aprender matemática fazendo roupas de bonecas? A partir de uma proposta prática e lúdica, podemos desenvolver conteúdos curriculares de matemática, de forma que uma roupa de boneca seja o resultado da união de diversas formas geométricas, até mesmo sem precisar costurar! Basta unir tecidos e criatividade.
Já parou para pensar que, para bordarmos, nós precisamos seguir instruções passo a passo, assim como os computadores seguem quando estão sendo programados? E que os bordados de ponto cruz são pixelados? Você já tentou reproduzir uma imagem em uma tela de bordado? Com certeza você vai precisar fazer conversões de escala e amostragem de cores para isso, envolvendo muitas possibilidades de aprendizagens. As possibilidades são ilimitadas! 🙂