No programa Escolas Criativas, compreendemos o projeto como uma construção criada pelos estudantes, que tenha conexão com um tema curricular e ao mesmo tempo com o que lhes é pessoalmente relevante. Não há um passo a passo que resulta em construções iguais ou muito semelhantes e sim espaço para o exercício da autonomia e liberdade criativa e para a exploração de diferentes ideias e materiais de forma lúdica. Esse processo acontece de forma colaborativa, mesmo que as criações sejam individuais, em um ambiente de compartilhamento de ideias. Compreendido assim, o projeto pode oferecer ricos contextos para o aprendizado dos conteúdos curriculares, pois quando o estudante cria algo concreto no mundo (seja real ou virtual), esse projeto se torna uma representação externa das ideias que existem em sua cabeça, uma materialização do seu pensamento. Então, nesse processo de criação e refinamento, eles brincam não só com o que está sendo construído, mas com as próprias ideias que permeiam essa construção, obtendo melhor compreensão dos conceitos envolvidos, construindo significados e entendimentos sobre as possibilidades e limitações do que conhecem. É isso que torna essas atividades “mão na massa” tão importantes para o processo de aprendizagem, no construcionismo e na Aprendizagem Criativa.