Remixar significa combinar ou editar um material ou projeto já existente para produzir algo novo. Você sabia que a expressão “remix” tem origem no mundo musical? Ela passou a ser usada quando DJs descobriram que era possível modificar a música depois de gravá-la. 

Mas, a gente só remixa música? Não! Aí que está! Hoje em dia qualquer pessoa pode remixar coisas, transformando não só música, mas também fotos, vídeos e diversos outros conteúdos digitais e manifestações artísticas. Os memes que vemos espalhados na internet são ótimos exemplos disso. As pessoas remixam fotos, imagens e vídeos para passar uma outra mensagem adiante.

A remixagem é um recurso muito incentivado por pesquisadores e educadores. Por exemplo, existem pesquisas realizadas pelos pesquisadores da equipe do Scratch que identificaram que as crianças aprendem muito mais códigos e desenvolvem conhecimentos relacionados à programação quando remixam projetos já existentes. Quando olhamos para planos de aula e sequências didáticas, o remix também pode ser muito útil. Partir de algo que já foi desenhado e adaptar esse conteúdo conforme as necessidades do contexto pode ser mais fácil do que criar algo do zero.